Skip to content

Como Fazer O Título De Eleitor Físico E Digital

Apesar de inevitável, desde a maioridade adiei ao máximo minha tarefa de tirar título de eleitor, até chegarem as eleições e não pude mais evitar: precisei descobrir como fazer o título de eleitor físico e digital, e precisei fazer isso sozinha. 




Lidar com documentações geralmente é um processo estressante e cansativo que, por falta de tempo. Mas, quando consegui entender os trâmites relacionados ao título de eleitor, esse processo se tornou bem menos complicado.

Já que estar bem informado(a) sobre uma tarefa às vezes pode fazê-la ser menos aversiva, quis trazer algumas instruções para vocês. Para começar, decidi explicar sobre como fazer o título de eleitor físico e como fazer o título de eleitor pela internet

Também trouxe informações sobre como tirar o título de eleitor presencialmente e os requisitos para fazer o título de eleitor, incluindo onde você deve ir e que documentos levar. 




Saiba mais…

Como Fazer O Título De Eleitor Físico E Digital

Como Fazer O Título De Eleitor Físico

Para estar em dia com a lei brasileira, as pessoas acima de 18 anos precisam fazer o alistamento eleitoral, que nada mais é que tirar seu primeiro título de eleitor. O documento é necessário para o voto, sendo um direito e uma obrigação cidadã.




Algumas pessoas também ficam confusas sobre onde tirar o título de eleitor. De forma presencial, o documento pode ser emitido em Cartórios Eleitorais ou em Poupatempos. 

No caso do cartório, você deve buscar aquele que atende sua região, e no caso do Poupatempo, é possível que você precise fazer um agendamento para tirar titulo de eleitor, que pode ser feito pela internet. 

Como Fazer O Título De Eleitor Pela Internet

Também existe como fazer o título de eleitor pela internet, e isso é possível tanto para as pessoas que desejam a sua primeira quanto a 2 via título de eleitor. Para isso você pode usar computadores, tablets ou seu celular. 

Para pedir a primeira via do título de eleitor existe o sistema TítuloNet. No site, após a seleção do seu estado, iniciará um atendimento virtual que irá gerar um requerimento para a Justiça Eleitoral. 

Ao responder que ainda não tem título de eleitor poderá preencher seus dados, anexar seus documentos e solicitar o seu. Porém, é preciso acompanhar este requerimento para finalizar o processo depois. 

Um dos documentos solicitados será uma foto sua, no estilo “selfie”, em que você deve segurar um documento de identificação, como o RG, por exemplo. Uma dica para esse passo é que você deve ficar bem atento se a foto está legível. 

O acompanhamento da sua solicitação também pode ser feito pela internet, mas precisará do número do protocolo.

No mesmo site do TítuloNet existe como descobrir o número do título de eleitor, para as pessoas que já tinham tirado este documento anteriormente, mas perderam seu número. 

Como Tirar O Título De Eleitor Presencialmente

Tirar título de eleitor é uma tarefa intransferível. Isso significa que somente você poderá solicitá-lo e não é possível usar um procurador. Ainda, a emissão desse documento é instantânea.

Para fazer seu título de eleitor precisará procurar um cartório eleitoral referente à região da sua casa, ou a um posto eleitoral disponibilizado em um Poupatempo.  

Ainda é necessário levar alguns documentos. O primeiro documento será seu RG. Caso não o tenha disponível, são aceitos também passaportes, carteiras oficiais, Certidão de Nascimento ou Casamento. 

O segundo será um comprovante de residência dos últimos 3 meses, podendo ser original ou não. São aceitas contas, como de água e luz. Caso estejam em outro nome, apresente também documentos para mostrar sua ligação com a pessoa. 

Vale lembrar que pessoas transexuais podem solicitar seu nome social na hora de tirar o título de eleitor. Também, os homens na faixa dos 18 aos 45 anos deverão apresentar sua situação sobre o serviço militar, através de certificados ou comprovantes originais. 

Requisitos Para Fazer O Título De Eleitor

A idade mínima para o voto é 16 anos e não existe idade máxima. Entretanto, entre os 16 e 17 anos, a partir dos 70 anos, e para pessoas analfabetas, o voto é uma atividade opcional. 

Para ter o direito de tirar título de eleitor e, logo, de votar, os requisitos são que a pessoa não possua condenações criminais pendentes, não seja estrangeira e não esteja em serviço militar obrigatório ou com pendências nesse sentido. 

Caso você se encaixe nos critérios de voto obrigatório, é importante estar em dia com as obrigações eleitorais, ou poderá sofrer alguns impedimentos, como exemplo de adquirir sua carteira de identificação ou de ocupar cargos públicos. 

Como Ter O Título De Eleitor Digital

Há alguns anos a Justiça Eleitoral Brasileira vem sugerindo a digitalização das questões relacionadas aos processos eleitorais. Por isso, algumas pessoas podem querer saber como ter o título de eleitor digital.

Tanto na Google Play Store quanto na App Store está disponível o aplicativo e-Título. Para as pessoas que já possuem o documento, é preciso responder algumas questões sobre seu título e criar uma conta no seu app.

Como Ter O Título De Eleitor Digital (Fonte: Captura de Tela Play Store)

Portanto, se você fez seu título de eleitor e não possuir nenhuma pendência, você já pode instalar o aplicativo, e passar a utilizar a versão digital do seu documento. 

No app são oferecidas instruções e serviços como ver seu local de votação ou emitir alguns documentos eleitorais. Ainda, o aplicativo e-Título possui recursos que o documento físico não fornece.  

Como Saber Se O Número Do Título De Eleitor Está Ativo

Através da internet, existem duas formas de saber se o número do seu título de eleitor está ativo. A primeira é pelo site “Situação eleitoral” em que você fará a busca através do seu número do CPF. 

A segunda é através do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral. Após instalar e fazer seu cadastro no app, este processo já será feito de forma automática!

Como Consultar Local De Votação

Em cada nova eleição, essa dúvida é renovada para mim e imagino que para outras pessoas também. Então, vou falar sobre como consultar local de votação.

Embora eu já saiba o meu local de votação, sempre fico em dúvida sobre a minha zona e seção. Mas, é possível consultar as três informações usando a internet.

A primeira opção é o recurso “Título e local de votação” do site do Tribunal Superior Eleitoral. Para usá-lo você deve preencher os campos com seu nome/número do título/cpf, sua data de nascimento e o nome da sua mãe.

A segunda opção é usar o aplicativo e-Título que, para além de informações sobre o local, zona e seção de votação, também oferecerá um mapa até o endereço.