O começo do ano escolar também é o início do mesmo problema para a maioria dos pais, tanto pela compra de material quanto pela escolha da mochila para seu filho naquele ano.
É muito importante saber escolher uma boa mochila de acordo com a idade da criança ou adolescente, não só pela qualidade do material, mas principalmente para preservar a saúde e evitar problemas futuros.
O momento de comprar a mochila pode ser desafiador, principalmente se a criança fizer a escolha, já que elas são movidas pelo desejo de ter o item do seu desenho preferido.
Antes de decidir qual tipo de mochila comprar, conheça os 4 principais motivos para seu filho usar uma mochila de rodinhas e como problemas diretamente ligados à coluna podem ser evitados ao aderir esse modelo.

Quais São Os Principais Problemas Causados Por Carregar Mochila Pesada (Fonte: Pexels)
Quais São Os Principais Problemas Causados Por Carregar Mochila Pesada
Assim que a criança inicia seu período escolar, a quantidade de coisas que ela precisa carregar é muito pequena, o que faz a mochila se tornar relativamente leve.
Mas conforme seu filho vai avançando nas séries, a quantidade de material escolar também aumenta. Principalmente porque a criança passa a ter que levar mais livros para as aulas.
Com isso, o peso da mochila cresce e quanto maior for esse peso, mais problemas a criança pode vir a ter. Alguns desses problemas são:
- Dores de coluna;
- Má postura;
- Escoliose, que é um desvio na coluna cervical causado principalmente por carregar muito peso;
- E até a formação de hérnia de disco na coluna.
- Por isso, os médicos recomendam que a escolha da mochila seja baseada na idade e altura da criança ou adolescente e na quantidade de peso que se carrega.
Quando Se Deve Usar Uma Mochila De Rodinhas?
Saiba A Quantidade De Peso Que Seu Filho Precisa Carregar Para A Escola
Independentemente da idade da criança, a quantidade de peso de materiais que ela precisa carregar deve ser avaliada, para que não ultrapasse o máximo ideal.
Caso o peso dos itens carregados dentro da mochila ultrapasse 10% do peso da criança, o ideal é que ela não carregue a mochila nas costas.
Não Deixe Seu Filho Carregar A Mochila Num Ombro Só
Uma outra maneira de reduzir os problemas de coluna por conta do peso da mochila, é distribuindo o peso para os dois lados do corpo.
Por isso, o ideal é sempre usar a mochila nos dois ombros e colocar os itens mais pesados na parte de trás.
Torne O Caminho Até A Escola Mais Divertido
Às vezes é complicado controlar a criança para evitar que ela não carregue a mochila de forma errada. Afinal, elas veem as outras crianças usando suas mochilas em um ombro só e acabam querendo imitar.
Acontece que isso faz com que seu filho ande com a coluna torta para um dos lados ou para frente.
Por isso, uma das formas de conseguir evitar problemas futuros para seu filho, é dando uma mochila infantil com rodinhas para ele.
Além de evitar problemas de saúde, a criança ainda ficará feliz em poder carregar uma mochila como se estivesse puxando um carrinho.Essa brincadeira fica ainda mais divertida quando o caminho percorrido até a escola é feito andando.
Para tornar a ida a escola mais atrativa, confira os 5 modelos de mochilas de rodinhas, assim estará pronto para fazer a sua escolha!
Coloque Na Mochila Somente O Que A Criança Vai Usar
Para evitar o excesso de peso, o ideal é levar somente o que vai ser usado naquele dia.
Por isso, verifique as aulas que seu filho terá no dia seguinte, e prepare a mochila um dia antes, apenas com o que vai ser usado. Vá substituindo os materiais dia após dia, para que a criança não carregue coisas desnecessárias.
É importante saber que independentemente do peso carregado pela criança, se a mochila de ombro for carregada de forma inadequada, seu filho, ainda assim pode adquirir algum problema de coluna.
Certamente não é o que você deseja para ele e por não ter como monitorá-lo 100% do tempo, o mais seguro é substituir a mochila comum por uma de rodinhas.
Ficou curioso para saber mais sobre as mochilas de rodinha? Conheça os 5 modelos que selecionamos!