Skip to content

Como Consultar O Extrato Do INSS

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.




Nos últimos anos fiquei mais próxima da tarefa de ver o extrato INSS, depois de passar por um processo de adoecimento e ter que ser afastada do trabalho. E foi assim que me vi com algumas complicações em fazer isso.

Uma das principais era justamente me deslocar até as agências e saber o que fazer ou levar. Mas, é claro, com o tempo me adequei e aprendi sobre um aplicativo para consultar o extrato do INSS e como verificar o extrato INSS pelo site.

Também acabei aprendendo sobre como ver o extrato INSS no caixa eletrônico e, como algumas pessoas podem querer ou precisar fazer isso presencialmente, pensei em compartilhar essas informações com vocês nesse artigo.




Saiba mais…

Como Consultar O Extrato Do INSS

Como Consultar O Extrato Do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS, é responsável por fazer o pagamento das pessoas que, por algum motivo, tiveram que parar de trabalhar. Por isso, as pessoas costumam consultar o extrato do INSS, quando precisam de informações de sua renda.




Entre as pessoas contempladas com o benefício, estão as pessoas aposentadas por idade, pessoas com deficiências ou aquelas que, devido alguma doença, precisam afastar-se de suas funções. 

Se você é um beneficiário, você pode fazer a consulta do seu extrato INSS tanto pela internet, através do site ou do aplicativo; quanto presencialmente, através de uma agência ou de um caixa eletrônico.

Se preferir, também existe o número 135, que é uma central de atendimento da previdência que você pode utilizar. Porém, a ligação é apenas a partir de telefones fixos.

Para os atendimentos na agência física, é preciso levar alguns documentos, como um de identificação e seu CPF, e, se for um procurador, leve também o documento da procuração e o seu CPF.

Aplicativo Para Consultar O Extrato Do INSS

O aplicativo para consultar o extrato do INSS oferecido pelo governo se chama “Meu INSS – Central de Serviços” e está disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para iOS.

Aplicativo Para Consultar O Extrato Do INSS (Fonte: Play Store)
Aplicativo Para Consultar O Extrato Do INSS (Fonte: App Store)

Para usá-lo é preciso fazer um cadastro, que pedirá algumas informações. Como medida de segurança, você também irá responder outras questões.

Os segurados podem consultar, para além do extrato INSS, outros benefícios, como o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e o imposto de renda. Também é possível solicitar serviços, como perícia médica, ou benefícios, como a aposentadoria.

Se precisar dar continuidade ao seu atendimento através de uma agência física, o aplicativo também oferece a informação de quais agências estão mais próximas de você.

Como Verificar O Extrato INSS Pelo Site

Para quem é parecido comigo e prefere resolver as coisas em casa mesmo, existe como verificar o extrato INSS pelo site. Isso pode ser feito pelo portal Meu INSS, através do seu cadastro na conta geral do governo.

O documento fica pronto e contém os comprovantes de pagamento que foram feitos, incluindo seus valores, quando foi depositado e em que banco, portanto servindo como um informe de rendimentos INSS.

Ainda, ele pode ser emitido no formato de PDF, ou seja, pode ser salvo no seu computador e impresso. Mas, se preferir buscá-lo na agência, o site permite fazer um agendamento para emitir o documento presencialmente.

Além do extrato INSS, é possível emitir outros documentos como o CNIS, o  extrato imposto de renda, e o extrato de pagamento de benefício, ou até simular seu tempo de contribuição com a previdência, para saber quando se aposentar.

Nesse site, você também poderá consultar outras informações sobre os pagamentos e sobre outros benefícios, como de maternidade e aposentadoria por idade, por exemplo.

Como Ver O Extrato INSS No Caixa Eletrônico

Se você recebe algum benefício e precisa ver o extrato INSS no caixa eletrônico, é possível fazer isso através da conta corrente na Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

Caso já seja correntista em um desses bancos, você deve ir até o caixa eletrônico e entrar na sua conta. As informações sobre seu extrato INSS estarão na seção “Histórico de pagamento do benefício”, que você poderá consultar e imprimir.

Para quem quer fazer isso através da conta do banco, mas não quer ir até uma agência física, também existe a opção de consultar seu extrato do benefício INSS, pelos serviços da internet desses bancos.