Skip to content

Como Consultar Score

Há uns dois anos consultar score não era uma preocupação para mim, até que precisei pedir um aumento do meu limite do cartão de crédito para fazer uma compra urgente. Mas, infelizmente, meu pedido foi negado.  




O resultado foi que, mesmo com a urgência, precisei desistir da compra. Além, é claro, de ficar profundamente ressentida com o meu banco. Foi quando me disseram para ver meu score do Serasa, pois ele é capaz de influenciar a concessão de crédito no mercado. 

Ao consultar o score do meu CPF, procurei entender como ele funciona e como poderia melhorá-lo. Por isso, pretendo compartilhar com vocês algumas informações que podem ser úteis para quem quer saber sobre como consultar score e saber sua pontuação.

Para tentar mostrar, nesse artigo comecei a reunir informações sobre como ver seu score pela internet, onde você poderá consultar sua pontuação através de um site. Além dele, trouxe algumas explicações sobre como usar o app para checar seu score.




Também trouxe sobre como consultar score de um CNPJ, pois assim como para as pessoas físicas, são atribuídos scores para empresas, e pode ser interessante para o mundo dos negócios ter em mãos essa informação. 

Como Consultar Score E Saber Sua Pontuação

Como Consultar Score E Saber Sua Pontuação

A importância de consultar score e saber sua pontuação vem da função dele. O Serasa Score é um sistema estatístico que pontua as chances que um cliente tem de pagar adequadamente suas compras, ao menos no próximo ano. 




Ele é usado por lojas, bancos e outras instituições, como forma de avaliar os clientes e que vendas fazer. A pontuação pode ir de 0 a 1000, para classificar os clientes

Em geral, os clientes com até 300 pontos são considerados de alto risco. Já entre a faixa de 300 a 700 são qualificados como de médio risco, e acima de 700 pontos significa baixo risco de endividamento.   

Por isso, quanto mais alta a pontuação, mais chances de conseguir crédito. Entretanto, as empresas podem decidir sobre os critérios que querem estabelecer para as vendas, podendo não usar essas faixas, ou usá-las como um complemento para as análises. 

Verificar score é uma função que pode ser usada através do site ou do aplicativo oficial do Serasa. Em ambos, além de ver score, é possível saber se seu nome está limpo. 

Como Ver Seu Score Pela Internet

Para fazer a consulta é preciso estar logado na página. Então, a primeira coisa a se fazer é um cadastro no site do Serasa, que irá pedir o número do seu CPF e algumas informações pessoais básicas.  

Após fazer o cadastro e o login, já na página do meu perfil foi possível ver meu score, se meu nome estava limpo, entre outras funções.  Você também pode entrar nesta página através da opção “Consultar CPF”, localizada na página inicial do site. 

Nas consultas ao score, ainda é possível acompanhar o seu histórico e as análises sobre ele, incluindo as quedas e aumentos, ou maiores informações sobre as faixas de pontuações.  

App Para Checar Seu Score

Sei que algumas pessoas preferem resolver as coisas pelo celular, por acessiblidade ou afinidade. Uma opção é o app do Serasa para checar seu score, que é bem parecido com o site e está disponível na App Store e na Google Play. 

No aplicativo, é necessário realizar um cadastro ou fazer o login caso já tenha uma conta. Após isso, já na página inicial você poderá verificar seu score, além de saber se seu nome está limpo. 

O app oferece ainda função de buscar por cartões de crédito e pré-pago que se encaixe no seu perfil de consumidor, e instruções para limpar o seu nome, caso esteja sujo.

App Para Checar Seu Score  (Fonte: Captura de Tela Play Store)
App Para Checar Seu Score  (Fonte: Captura de Tela App Store)

Como Consultar Score De Um CNPJ

No mundo dos negócios, algumas empresas podem considerar importante consultar score de um CNPJ de um parceiro ou cliente, para aumentar a confiança e evitar problemas. 

Nesse sentido, a consulta da pontuação da própria empresa tem sido inserida nas rotinas dos empresários e seus funcionários. Alguns optando por fazer de forma manual, outros preferindo a forma automática. 

É bom que as consultas manuais sejam feitas com uma boa frequência. É possível fazê-lo pelo site Serasa Experian, através das opções “Serasa Score” ou “Soluções para Empresas” e, em seguida, “consulta a CNPJ ou CPF”. 

Para consultar possíveis débitos e outras questões, você pode tentar fazer uma busca no site da Receita Federal ou no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). 

A diferença da consulta automática é que nela existe o monitoramento constante para consultar score do CPF ou CNPJ, incluindo notificações sobre dívidas, mudanças no score ou quando alguém faz uma consulta sobre você.

Tanto a consulta automática quanto a consulta da pontuação de clientes e parceiros são recursos pagos. Porém, existem diferentes pacotes, a depender das suas necessidades. 

Formas De Melhorar Sua Pontuação Do Score

A notícia boa é que o sistema de pontuação não considera a quantidade de recursos que você tem ou gasta, e sim seus hábitos enquanto consumidor. Outro ponto que pode ser positivo é que dívidas com mais de 5 anos deixam de ser consideradas.

Existem ainda algumas formas de melhorar sua pontuação do score, entre as principais está manter seu nome limpo e, caso não esteja, buscar resolver dívidas em aberto, como em acordos, por exemplo.

Um mito famoso é que pagar as dívidas com antecedência pode aumentar sua pontuação. Embora possa ser interessante para sua organização mensal, o Serasa não possui essa informação, portanto não influencia no seu score. 

Atualizar com frequência seu cadastro no Serasa é uma das formas, pois aumenta a confiabilidade dos dados. Outra dica é incluir suas contas no débito automático, para ser mais simples mantê-las em dia. 

Infelizmente a mudança de pontuação não acontece de uma hora pra outra, e leva um tempo até ver os resultados.