Skip to content

Como Consultar Processo De Divórcio E Quanto Tempo Demora

Eu costumo utilizar a internet para fazer uma série de consultas, e eu sei que muita gente não sabe das diferentes possibilidades, por isso resolvi escrever este artigo para falar um pouco sobre como consultar processo de divórcio. 




Vou começar falando um pouco sobre como consultar processo pela internet, pois considero essa uma das formas mais acessíveis de fazer isso. 

Também separei algumas informações sobre a possibilidade de ver processo pelo nome, para que assim você possa ficar a par das principais alternativas disponíveis para realizar o procedimento. 

Outras formas que busquei foi como consultar processo de divórcio indo na defensoria pública e também quanto tempo demora um processo de divórcio, pois dessa forma consegui reunir bastantes informações. 

Por último, trouxe algumas respostas sobre como cancelar um processo de divórcio e como fazer divórcio amigável no cartório, no entanto, cabe destacar que as informações aqui contidas são obtidas através da internet e de domínio público de forma que como cada caso é único. Pode ser que elas não respondam às suas questões. 




Saiba mais…

Como Consultar Processo De Divórcio E Quanto Tempo Demora

Como Consultar Processo De Divórcio

Se você está procurando como consultar processo de divórcio e está tendo dificuldades, saiba que aqui te informarei. Neste artigo eu reuni algumas informações bastante importantes sobre essa questão para que assim você possa tirar algumas dúvidas. 




As formas de consulta podem variar um pouco de acordo com o lugar em que o seu processo está tramitando, por isso, caso você não consiga realizar a consulta da forma utilizada por mim, a melhor opção será consultar o seu advogado. 

Dessa forma, ele(a) saberá instruí-lo(a) sobre como realizar a consulta e quais serão as informações necessárias para obter a resposta que você está buscando.

Como Consultar Processo Pela Internet

Quem procura por como consultar processo pela internet na maioria das vezes espera encontrar alternativas que sejam bastante complexas, no entanto, isso nem sempre é uma verdade. 

Pelo contrário, é comum encontrar formas relativamentes simples de fazer isso, como é o caso da consulta feita pelo Jusbrasil da seguinte forma: 

Passo 1) Abra a página do Google. 

Passo 2) Procure por “Jusbrasil”. 

Passo 3) Clique sobre o primeiro link que será exibido. 

Passo 4) Na parte superior selecione a opção “Consulta processual”:

Como Consultar Processo Pela Internet (Fonte: Captura de tela da página incial do Jusbrasil).

Passo 5) Forneça as informações que serão solicitadas. 

Passo 6) Clique em “Consultar”. 

Após seguir as orientações acima, tente localizar o seu processo manualmente.

Ver Processo Pelo Nome

Nem sempre temos o número do processo em mãos quando precisamos consultá-lo, e isso pode nos levar a querer saber como ver processo pelo nome.

Felizmente é provável que você consiga fazer isso utilizando o site do Jusbrasil citado no tópico acima. 

Depois de entrar no site e clicar em “Consulta processual”, provavelmente você será direcionado(a) para a seguinte página:

Ver Processo Pelo Nome (Fonte: Captura De Tela Da Página De Consulta Processual No Site Do Jusbrasil).

Em seguida digite o nome completo e clique em “consultar”. É importante ressaltar que você deverá tentar localizar seu processo muito atentamente, pois nos resultados provavelmente irão aparecer vários processos com nomes iguais ao seu, e isso poderá levar você a se confundir.  

Por isso, provavelmente a forma mais eficaz de fazer a pesquisa é utilizando o número do processo, pois as chances de se deparar com números iguais são pequenas.

Consultar Processo de Divórcio Indo Na Defensoria Pública

É bastante comum não se sentir seguro(a) para realizar esse tipo de procedimento por meio da internet, nesse caso, é provável que você consiga consultar processo de divórcio indo na Defensoria Pública. 

Algumas vezes será necessário agendar um horário para fazer a consulta, e isso dependerá da sua localização. 

A melhor forma de saber como obter essa resposta é telefonando para a defensoria pública de sua região para se informar sobre como proceder. 

É provável que você precise levar um documento original com foto a fim de se identificar juntamente com o número de seu processo que está tramitando.

Quanto Tempo Demora Um Processo de Divórcio

A primeira coisa que procuramos saber quando iniciamos um processo é o seu tempo de duração, pois esse fator permitirá com que nos planejemos melhor em relação a ele. 

No caso de quanto tempo demora um processo de divórcio é importante ressaltar que a resposta é bastante variada. 

Por exemplo, se o casal não quiser envolver a justiça e desejar realizar o procedimento através de um cartório, o tempo médio será de aproximadamente 3 dias;

Nos casos em que há processo judicial e consenso, o tempo estimado costuma ser de 3 meses. 

Mas, se não houver consenso, ele provavelmente se estenderá por bastante tempo, podendo chegar a anos de duração, e esse fator dependerá muito das questões envolvidas especificamente no seu processo.

Como Cancelar um Processo de Divórcio

Na maioria das vezes há como cancelar um processo de divórcio, no entanto, provavelmente isso será possível somente antes de a sentença ser decretada.

Dessa forma, é importante que você se informe com o(a) seu/sua advogado(a) sobre a possibilidade de realizar o procedimento e como fazer isso. 

Devido às especificidades de cada caso, a tramitação poderá ocorrer de maneira diferente. 

Além disso, é importante destacar que após ser cancelado, o processo será extinto e, no caso de resolver retomá-lo, provavelmente deverá iniciá-lo novamente.

Como Fazer Divórcio Amigável No Cartório

Agora vou falar um pouco sobre como fazer divórcio amigável no cartório, pois essa é a forma mais acessível de realizar esse procedimento devido ao tempo de duração. 

Se o casal tomou essa decisão, provavelmente será preciso ir a um cartório somente para oficializar o requerimento. 

No entanto, é importante destacar que uma das exigências é que um(a) advogado(a) esteja presente para acompanhar o processo.