Skip to content

Como Consultar Placa De Veículo

Entender a situação legal do veículo que você possui ou deseja comprar é uma ação recomendada para avaliar débitos, restrições, registros de batidas ou furtos, entre outros.




Por tratar-se de um bem com alto valor agregado, conhecer a história do seu veículo automotor é importante para trafegar dentro da legalidade e para evitar dores de cabeça.

Existem alguns caminhos de como consultar placa de veículo, quando eu precisei fazer essa busca para verificar a procedência de um carro que eu queria comprar de uma agência, por exemplo, descobri que era possível puxar a placa no Detran, no espaço físico do órgão, e também como verificar placa de um veículo pela internet.

Na internet, o próprio site do Detran é uma alternativa, é outra ferramenta é o aplicativo para checar placa de um veículo, que costuma oferecer informações mais detalhadas. 




Para quem não é adepto de aplicativos, explico como consultar placa de um veículo no órgão responsável e como proceder se o veículo estiver com restrições, caso você se depare com alguma surpresa durante a pesquisa. 

Como Consultar Placa De Veículo E Como Proceder Caso Haja Restrições

Como Consultar Placa De Veículo

Existem algumas formas de como consultar placa de veículo, uma delas é a pesquisa no site do Detran. Ao puxar a placa no Detran, é possível ter acesso às informações do veículo. Contudo, para fazer a consulta é necessário saber também o número do Renavam. 




Uma das razões para realizar a consulta da situação do veículo é na hipótese de você estar interessado em comprá-lo e, além de averiguar pendências de uma possível compra, consultar o veículo pela placa também ajuda os proprietários e se organizarem.

Isso porque a consulta chamará a atenção para possíveis débitos, que devem ser quitados caso o dono do veículo queira renovar o licenciamento anual e emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Como Verificar Placa De Um Veículo Pela Internet

Virtualmente há duas maneiras de como verificar placa de veículo pela internet: a consulta pelo Detran e por meio de aplicativos específicos. 

É mais comum nas pesquisas que apareça o Detran como a principal plataforma para fazer a busca, mas vale lembrar que dentro do site do órgão você precisará do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) para puxar a placa

Renavam é o registro que guarda os cadastros dos veículos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado do Brasil. Está conectado a uma rede nacional de informações.

Aplicativo Para Checar Placa De Um Veículo

Um aplicativo para checar a placa de um veículo é o Consulta Placa Fácil. Ao consultar placa de carro, por exemplo, o usuário tem acesso a informações de multas e débitos, e sabe se foi o automóvel foi roubado ou não. Há também acesso ao histórico de suas consultas. Dessa forma, você pode ver as placas dos veículos já consultados.

Aplicativo Consulta Placa Fácil (Fonte: Play Store)

Como Consultar Placa De Um Veículo No Órgão Responsável

A maneira de como consultar a placa de um veículo no órgão responsável, que é o Detran, é bem intuitiva. Acessando o Portal de Serviços da instituição é possível pesquisar a placa, mas lembre-se que o número de Renavam será essencial. 

Ao acessar o Detran do seu estado é preciso fazer um cadastro inserindo seus dados pessoais e criando uma senha. Após o cadastro, busque por “consulta ao cadastro de veículo”. Cada estado tem seu próprio sistema, por isso a pesquisa pode mudar de um para outro.

Como Proceder Se O Veículo Estiver Com Restrições

Se ao puxar a placa você identificar que existem pendências, talvez surja a dúvida de como proceder se o veículo estiver com restrições. 

No caso de compra, se as constatações não estiverem de acordo com suas expectativas, então, o melhor é abortar a missão ou ter um diálogo franco com o proprietário ou loja. 

Se as pendências estiverem relacionadas a multas ou falta de licenciamento será necessário quitar os débitos.