Skip to content

Como Fazer Consulta De Restituição Do Imposto De Renda

Apenas o nome do imposto de renda costumava me trazer certo terror, assim como tudo relacionado a ele. E, após fazer minha própria declaração, precisei também me informar de como fazer consulta de restituição do imposto de renda.




É claro que, ao se tratar de parte dos meus recursos, tive que vencer minhas dificuldades e encontrar meios para entender a Receita Federal e a consulta restituição. E encontrei algumas informações importantes.

Como sei que não é um assunto simples e que, assim como eu, muita gente detesta ouvir esse nome, busquei compartilhar com vocês nesse artigo algumas informações sobre como fazer a consulta de restituição do imposto de renda.

Para quem gosta de fazer isso de forma digital, abordarei como ver restituição do imposto de renda pelo computador, e sobre um aplicativo para verificar restituição do imposto de renda.




Também, busquei trazer informações sobre como obter informações sobre a restituição por telefone e como proceder caso o valor não tenha sido liberado.

Como Fazer Consulta De Restituição Do Imposto De Renda

Como Fazer Consulta De Restituição Do Imposto De Renda

Antes de falar sobre como fazer consulta de restituição do imposto de renda, vou explicar brevemente sobre o que ela é, para que serve e para quem ela é destinada.




O imposto de renda é uma tributação anual com o objetivo de arrecadação de recursos monetários para o governo, através do direcionamento de uma parte dos fundos da população.

A quantidade direcionada é decidida com base nos recursos tributáveis, que são os bens e os recursos monetários dos contribuintes ou de empresas, sendo que quanto maior o valor que possuem, maior será o imposto sobre eles.

Geralmente, o imposto de renda é cobrado através de suas compras, e ao declarar você mostra se pagou o valor adequado. Assim, a receita federal fará o balanço entre o valor ganho e o valor gasto.

Isso serve para avaliar se você precisa pagar um valor complementar. Mas, em alguns casos, as pessoas podem acabar pagando mais do que deveriam ao decorrer do ano e, para isso, existe a restituição.

A consulta de restituição serve para que se saiba se pagou um valor excedente nesse período, que, caso seja comprovado, é devolvido ao contribuinte.

É possível fazer a consulta dessa restituição através do site oficial da receita, um pouco antes do pagamento do lote. Ela só pode ser feita após a declaração do imposto, e demora um tempo.

Como Ver Restituição Do Imposto De Renda Pelo Computador

É possível ver a restituição do imposto de renda pelo computador, usando a internet. Mas, apenas um período após a declaração do seu imposto.

Estão inclusas as pessoas que devem declarar imposto de renda as pessoas que receberam mais de certo valor durante o período de um ano, entre os rendimentos tributáveis.

Em 2020 esse valor foi 28.559,70 mesmo as fontes de rendas não tributáveis também podem ser incluídas, caso ultrapassem 40 mil.

Também estão inclusas as pessoas que possuem bens com um valor maior que 300 mil, ou que receberam algum valor através da bolsa de valores, ou vendas (incluindo de casas e carros).

Se você declarou seu imposto de renda, pode tentar fazer essa pesquisa como ver restituição do imposto de renda pelo computador. A consulta no site da Receita Federal pedirá por informações como seu CPF, sua data de nascimento e o ano que deseja consultar.

Aplicativo Para Verificar Restituição Do Imposto De Renda

Para aqueles que desejam acompanhar esse processo através do celular, existe um aplicativo para verificar restituição do imposto de renda, chamado “Meu Imposto de Renda” disponível tanto para dispositivos com o sistema Android como para o iOS.

Além da consulta de restituição, o aplicativo também conta com diversas funcionalidades, como a de fazer a declaração do imposto de renda por ele. Ainda, você pode tentar iniciar a declaração através das informações da declaração passada.

Aplicativo Para Verificar Restituição Do Imposto De Renda (Fonte: Play Store)

No app ainda é possível ver sobre a malha fina, e receber notificações sobre suas pendências ou outros movimentos do seu imposto de renda, incluindo sobre a restituição!

Como Obter Informações Sobre A Restituição Por Telefone

Até um tempo atrás um dos recursos para informações sobre o imposto de renda, como a consulta restituição ou a própria declaração, era um serviço telefônico oferecido pela receita federal, pelo número 146.

O serviço, chamado de Receitafone, de fato poderia ser utilizado através de telefones fixos ou celulares. Porém, ele foi recentemente descontinuado. Mesmo assim, ainda é possível usar seu celular para fazer a consulta restituição, através do app.

Além disso, o aplicativo vem sendo atualizado e recebendo recursos interessantes, como guias, salvamento de informações, entre outros recursos.

Como Proceder Caso O Valor Não Tenha Sido Liberado

Uma outra dúvida importante pode ser em saber como proceder caso o valor não tenha sido liberado. Isso pode acontecer por conta de diversas situações.

A primeira coisa a se checar é se ainda faltam lotes a serem pagos pela Receita Federal, pois pode ser que você esteja incluso em outros. Caso você não tenha sido incluído(a) nos lotes, confira se você não caiu na malha fina.

A malha fina é o nome que se dá para quando são detectados erros, omissões e outras inconsistências na declaração do imposto de renda. E, uma vez estando nela, não conseguirá receber sua restituição, até resolver sua situação.

Uma das situações que podem fazer uma pessoa cair na malha fina é a omitir sobre os rendimentos das pessoas que são seus dependentes, por exemplo.

Você pode checar se não está nela através do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita) que tem informações sobre o processo da declaração. Caso esteja, deverá enviar uma declaração retificadora, para substituir a que tem erros.

Assim que a situação é regularizada, o contribuinte tem a possibilidade de receber a quantia da restituição em um lote residual da Receita Federal.

Outro problema que pode fazer com que você não receba o valor indicado na consulta restituição é quando há algum erro nos seus dados bancários, como um simples número. Nesses casos, o valor é devolvido ao banco.

Assim, você pode entrar em contato com a central de atendimento do banco para tentarem resolver a situação.