Skip to content

Como Restaurar Contatos Apagados E Dicas Para Não Perdê-los

A evolução tecnológica de armazenamento de informações em smartphone faz com que esse pequeno utensílio tenha uma grande e importante participação ao salvar dados que são diariamente utilizados pelos seus usuários. Por conta disso, diversas vezes se faz necessário apagar alguns dados para liberar espaço no aparelho, e com isto, pode ocorrer de você apagar um contato e precisa recuperá-lo, surgindo a dúvida de como restaurar contatos apagados.




Essa perda pode ocorrer por diversos motivos, como uma troca de aparelho, formatação, bugs no sistema, apagar sem querer um contato, ou até mesmo após ter apagado você necessitar estabelecer esse contato. E neste artigo vou apresentar para você as formas de como restaurar contatos apagados e dicas para não perdê-los.

Em um tópico específico vou mostrar como recuperar números apagados do celular iOS, e o passo a passo de como realizar esse procedimento de resgate dos seus dados de contatos através do iCloud.

Mas se você não utiliza a plataforma iOS e também precisa recuperar seus dados de agenda apagados, vou passar um tutorial de como restaurar contatos apagados do Android, que também poderá ser restituído através da nuvem, utilizando a conta Google.

Uma das formas de restaurar seus contatos é através do seu chip e por conta dessa função que poderá ser eficiente no resgate de seus dados vou mostrar como recuperar contatos apagados do chip do smartphone.

Como existem alguns aplicativos que poderão auxiliar você em como recuperar contatos apagados da memória do celular, irei apresentar algumas opções que poderão ser úteis no processo de resgate da sua agenda e que você poderá realizar através do seu dispositivo móvel ou no seu computador.

O Google, por ser uma ferramenta utilizada para salvar suas interações na nuvem, pode ser de grande utilidade para você quando o assunto é como recuperar contatos apagados da conta Google. Você verá informações de como proceder para a recuperação de seus contatos.




Por fim, vou passar para você algumas dicas para não perder os contatos através da sincronização dos seus contatos, e de backups para manter seus contatos em nuvem salvos e sempre que for necessário você poder recuperá-los através desse sistema de armazenamento online.

Como Restaurar Contatos Apagados E Dicas Para Não Perdê-los

Como Restaurar Contatos Apagados

É comum ter dúvidas quando o assunto é como restaurar contatos apagados, seja na plataforma iOS ou Android. Pois quando você elimina um contato, mesmo que acidentalmente, acredita ter perdido esse contato para sempre.




Se sua situação é de: e agora, apaguei meus contatos, como recuperar? Vou mostrar para você algumas possibilidades para que possa resgatar sua agenda apagada e restabelecer seus contatos.

Uma forma de como recuperar números apagados do celular é você procurar certificar se sua agenda não foi salva no serviço de alguma outra empresa, como, por exemplo, no da Microsoft, pois essas empresas são responsáveis pelos produtos do ramo, então, pode existir a possibilidade de seus contatos estarem salvos com os armazenamentos de algumas dessas grandes companhias.

Outro modo comum de como recuperar contatos apagados do celular se faz através do sistema de sincronização com sua conta na nuvem, que poderá te auxiliar não só a recuperar contatos, como também fotos e vídeos apagados do seu aparelho.

No caso de sincronização com a conta na nuvem, vou mostrar para você nos próximos tópicos alguns tutoriais para cada tipo de plataforma, seja ela iOS ou Android, que possibilitam a ação de como recuperar contatos excluídos, lembrando que cada uma delas exige um procedimento diferenciado para ser executado. 

Como Recuperar Números Apagados Do Celular iOS

Como citei acima, é possível salvar seus contatos através do sistema de nuvem das empresas que são responsáveis pelos produtos deste ramo. Caso você encontre esses serviços, é possível exportar o arquivo e importar na nuvem, adicionando a conta do serviço ao iOS ou mesmo, ao Android, exibindo assim os seus contatos na agenda.

Neste tópico irei mostrar como recuperar números apagados do celular iOS, caso seja esta seja a sua plataforma, este sistema disponibiliza o iCloud como principal suporte. O iCloud armazena seu conteúdo e mantém seus apps atualizados em seus dispositivos e suas informações como, fotos, contatos, arquivos, notas entre outros, estarão disponíveis onde você estiver.

Para que você saiba como restaurar contatos apagados através de iCloud é necessário que você encontre o armazenamento realizado pelo suporte seguindo o tutorial abaixo:

1-   No site do iCloud, procure a opção “Ajustes”;

2-   Toque em “Avançados”;

3-   Selecione a opção “Restaurar Contatos” onde será exibido suas versões de backup disponíveis com a data e hora;

4-   Selecione a versão de backup desejada e por fim, toque em “Restaurar”.

Como Restaurar Contatos Apagados Do Android

O sistema Android pode armazenar os contatos na memória interna, no cartão SIM da operadora ou na nuvem através da conta Google o que torna possível quando o assunto é como restaurar contatos apagados do Android, já que também alguns fabricantes disponibilizam sistema próprio de armazenamento em nuvem, como por exemplo, é o caso da Samsung Cloud e Xiaomi Cloud.

O primeiro é confirmar se realmente estes contatos foram excluídos do seu aparelho. Talvez você não tenha apagado ou perdido seus contatos, pois eles podem estar sincronizados, mas não sendo exibidos no seu aplicativo de contatos.

Para isso, você precisa logar na sua conta do Google, seguindo o processo abaixo:

1-   Confirme a sincronização de sua conta para ver se seus contatos estão sendo sincronizados;

2-   Toque em conta Google e no novo menu selecione a opção “Sincronizar”;

3-   Confirme se a opção “Contatos” está ativada. Caso, ela não esteja, ative-a e aguarde até que esta ação esteja completada.

Após a sincronização ser realizada, caso seu contato ainda não apareça no seu aplicativo, será necessário redefinir os grupos de exibição. No próprio aplicativo de contatos, na parte superior da tela do seu dispositivo móvel, selecione o menu “Opções”, lembrando que para cada tipo de dispositivo Android existem diferenças na implementação para esse aplicativo.

Procure pela opção de exibição de “Contatos”. Na interface da LG, por exemplo, ela será encontrada em “Ajustes de Contatos>Mostrar”. Selecione a opção para mostrar os contatos das fontes que são associadas ao seu dispositivo.

Se, ainda assim, não forem exibidos seus contatos, é provável que tenha apagado o contato, sendo necessário recuperá-los através do seu chip de memória ou diretamente da sua conta Google que mostrarei nos próximos tópicos.

Como Recuperar Contatos Apagados Do Chip Do Smartphone

Quando o assunto é como recuperar contatos apagados do chip do smartphone, é importante lembrar se antes você teve a preocupação de armazenar seus contatos dentro do chip e isso irá manter seus contatos salvos dentro do chip onde você poderá remover futuramente e passar para outro aparelho.

Caso você tenha essa preocupação, no sistema Android vá até o aplicativo de contatos, no lado superior da tela representado por três barras paralelas na horizontal, selecione “Configurações” e “Importar”, escolha o chip e a conta onde os contatos serão salvos.

Sempre que salvar seus contatos no chip lembre-se de removê-lo e passar seu chip para o novo aparelho, caso você troque seu dispositivo ou até mesmo leve-o para manutenção.

Para celulares com sistema iOS, caso os contatos estejam salvos no chip, para recuperá-los, siga as seguintes instruções:

Selecione “Ajustes” no seu menu, toque em “Contatos” e “Importar Contatos do Sim”.

Como Recuperar Contatos Apagados Da Memória Do Celular

O Android não possui um sistema nativo de recuperação de contatos da memória do celular, mas você poderá recorrer a aplicativos de terceiros na loja do Google Play e baixar alguns aplicativos que auxiliarão você em como recuperar contatos apagados da memória do celular. Como exemplo, o Deleted Data Recover poderá auxiliar você nessa recuperação, seguindo as orientações no próprio aplicativo que oferece a ferramenta e o tutorial de como recuperar contatos perdidos.

Como Recuperar Contatos Apagados Da Memória Do Celular (Fonte De Imagem: Captura De Tela Play Store).

Com uma proposta mais complexa, mas que também poderá ser útil, o MobiSaver é um aplicativo que oferece o recurso de como recuperar número de telefone apagado, disponível para o Windows, mas com certas restrições podendo exigir um dispositivo como root.

Como Recuperar Contatos Apagados Da Memória Do Celular (Fonte De Imagem: Captura De Tela Play Store).

Como Recuperar Contatos Apagados Da Conta Google

Neste tópico vou mostrar para você como recuperar contatos apagados da conta Google. Para restaurar sua agenda utilizando esta ferramenta, você poderá utilizar um computador ou dispositivo móvel para entrar na sua conta Google:

Ao abrir a ferramenta de suporte toque no ícone de opções no topo da tela e selecione “Contatos”. Entre com os dados da conta e abra o menu clicando no ícone na parte superior esquerda da tela, selecione a opção “Mais” e toque em desfazer alterações nas opções personalizada, dos últimos 30 dias e confirme.

Dicas Para Não Perder Os Contatos

É importante proteger seus dados e principalmente seus contatos e para finalizar com este tópico vou citar algumas dicas para não perder os contatos e a importância de fazer os backups na nuvem.

Ao configurar seu dispositivo Android ou iOS, um dos primeiros passos é associá-lo à sua conta no Google ou iCloud. A maioria dessas atividades ficam salvas e ligadas à conta, salvo eventuais contratempos.

Fazer os backups regularmente, garantirá a segurança dos seus contatos, deixando sempre selecionado a opção de sincronização entre seu aparelho e sua conta na nuvem.

Com isso, caso venha apagar ou perder sua agenda nas últimas horas ou até mesmo dias, o backup automático feito nos últimos 30 dias poderá ser recuperado.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.