Skip to content

Como Restaurar Backup Do Google Drive

Se tem uma coisa que eu nunca deixo de fazer é o backup de meus arquivos, dessa forma, na maioria das vezes em que ocorrer algum problema, terá como recuperar backup do Google Drive no Android. 




Resolvi escrever este artigo para te ajudar a realizar esse procedimento caso você esteja precisando saber como restaurar backup do Google Drive no celular iOS, e claro, em celulares Android também.

Um outro assunto sobre o qual falarei especificamente aqui é em relação a como restaurar backup do Google Drive no Whatsapp, já que esse é um dos apps mais utilizados na hora de enviar fotos e vídeos, por exemplo.

Por fim, você verá algumas informações sobre como fazer um backup para poder recuperar quando necessário, afinal, perder algum arquivo de mídia responsável por armazenar uma memória afetiva é sempre uma grande frustração.




Saiba mais…

Como Restaurar Backup Do Google Drive

Como Restaurar Backup Do Google Drive

Recentemente apaguei algumas fotos que estavam armazenadas faz bastante tempo em meu celular, e isso causou um grande sentimento de frustração pois eram imagens que guardam momentos muito especiais da minha vida.




Foi por isso que resolvi procurar como restaurar backup do Google Drive pois uma amiga me disse que essa era uma das formas disponíveis para tentar obter de volta as imagens que exclui sem querer.

No entanto, é importante destacar que isso será possível apenas nos casos em que o backup foi realizado antes da exclusão do arquivo que você deseja recuperar, pois caso essa opção não esteja ativada, ele não será localizado e você terá que recorrer a outras vias para tentar fazer a recuperação.

Em alguns casos, mesmo que o backup não se encontre ativado, é possível realizar o procedimento por meio de um aplicativo secundário que fará uma varredura em seu aparelho com o objetivo de encontrar o arquivo que precisa ser restaurado.

Como Recuperar Backup Do Google Drive No Android

Se você mantém a função de backup ativada em seu celular, é importante aprender como recuperar backup do Google Drive no Android para que assim você saiba o que fazer quando perder algum arquivo importante.

Deixar esse recurso ativado é essencial para ter um bom resultado na hora de realizar o procedimento de recuperação diretamente em seu celular.

Dessa forma, é provável que você consiga recuperar não somente fotos e vídeos, mas também aplicativos, configurações do dispositivo, contatos, agenda, mensagens de texto, dentre outras coisas que podem ser fundamentais para utilização.

Para tentar localizar o backup que você deseja restaurar, faça o seguinte:

Passo 1) Em seu celular, abra o aplicativo “Configurações”.

Passo 2) Em seguida tente localizar a opção referente ao backup.

Passo 3) Toque sobre ela, é provável que, depois de fazer isso, você consiga visualizar “Fazer backup e restaurar”.

Passo 4) Por fim, toque na opção referente à restauração e aguarde que o procedimento seja realizado.

É importante destacar que as instruções acima são destinadas aos celulares que utilizam o sistema operacional Android, no entanto, mesmo que o sistema seja o mesmo, as orientações podem sofrer pequenas variações de acordo com o modelo de celular que você tem.           

Como Recuperar Backup Do Google Drive No Android (Fonte: Captura de tela de um celular Android disponível no Pixabay)

Como Restaurar Backup Do Google Drive No Celular iOS

Infelizmente não encontrei informações sobre como restaurar backup do Google Drive no celular iOS para me ajudarem a elaborar instruções para que você conseguisse realizar o procedimento.

Isso acontece pois na grande maioria das vezes o backup é realizado através do iCloud, nesse caso, depois de realizar a formatação em seu celular, siga as instruções abaixo:

Passo 1) Após ligar seu celular, é provável que você consiga visualizar a tela “Olá”.

Passo 2) Localize a opção “Restaurar de um backup do iCloud”, a outra opção será fazer isso através do iTunes.

Passo 3) Em seguida será necessário realizar o login em sua conta do iCloud utilizando suas informações de login.

Passo 4) O próximo passo é selecionar a opção “Backup”.

Passo 5) Por fim, insira os dados que serão solicitados e aguarde que a restauração seja concluída.

Como Restaurar Backup Do Google Drive No Celular iOS (Captura de tela de um celular com sistema operacional iOS disponível no pixabay)

Como Restaurar Backup Do Google Drive No Whatsapp

Se você está com a função do backup ativa em seu celular e tem certeza de que ele foi realizado antes da conversa que você está tentando recuperar ter sido excluída, é importante ficar atento(a) a como restaurar backup do Google Drive no Whatsapp. 

Para tentar realizar a restauração, faça o seguinte:

Passo 1) Desinstale o Whatsapp de seu celular.

(Fonte: Captura de tela do aplicativo WhatsApp Messenger disponível na Play Store)

Passo 2) Em seguida, abra a loja de aplicativos de seu celular e realize a instalação novamente.

Passo 3) Aguarde que a instalação seja realizada e abra o aplicativo.

Passo 4) Será necessário inserir o seu número novamente para realizar as configurações.

Passo 5) Depois de fazer isso, provavelmente será possível visualizar uma mensagem referente a restauração de mídia do Google Drive.

Passo 6) Faça as confirmações necessárias e aguarde o procedimento ser realizado.

Passo 7) Por fim, toque em “Avançar”, provavelmente você conseguirá visualizar as conversas que estavam disponíveis anteriormente.

É importante destacar que os arquivos de mídia na maioria das vezes serão restaurados após as mensagens, portanto, será necessário aguardar.

Uma dica para que ocorra tudo bem é evitar fechar o aplicativo durante a realização do procedimento para evitar ao máximo que ocorram erros.

Como Fazer Um Backup Para Poder Recuperar Quando Necessário

A primeira vez em que troquei de aparelho telefônico, não tinha o costume de fazer o backup frequentemente, no entanto, aprendi como fazer um backup para poder recuperar quando necessário se mostrou imprescindível naquele momento.

Procurei por instruções sobre como realizar o procedimento em meu celular e confesso que não encontrei muitas dificuldades, dessa forma, pude visualizar o conteúdo em ambos os aparelhos.

Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1) Abra as configurações do seu celular.

Passo 2) No meu caso, tive que localizar a opção “Sistema”, essa etapa pode sofrer algumas variações de acordo com o modelo de seu celular.

Passo 3) Em seguida selecione a opção “Backup”.

Passo 4) Você poderá ativá-lo para que ele seja feito constantemente e automaticamente ou poderá optar por “Fazer backup agora”, nesse caso, ele será iniciado somente naquele momento.

Pronto! Essas são as etapas que você provavelmente terá que seguir para tentar fazer o backup em seu celular, é importante destacar que o procedimento pode sofrer algumas variações de acordo com o modelo de seu aparelho.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.