Skip to content

Como Recuperar Fotos Apagadas No Google Fotos

O Google é uma ferramenta de assistência que, através de diversos suportes além de e-mail, possibilita o armazenamento de dados em nuvem, inclusive de fotos. Mas impõe um limite de armazenamento e, por conta disso, pode ocorrer durante uma limpeza de você apagar algumas imagens que estavam salvas na nuvem. Neste artigo vou mostrar para você como recuperar fotos apagadas no Google Fotos.




É possível acessar a ferramenta tanto em seu PC quanto em seu smartphone. Para que você consiga restaurar suas fotos no aparelho que você disponibiliza, vou mostrar primeiro como recuperar fotos excluídas do Google Fotos pelo computador, assim poderá retomar suas imagens e armazená-las nas pastas de arquivos em seu PC.

Em um tópico específico, também vou informar como resgatar fotos deletadas do Google Fotos pelo celular, para que possa recuperar suas fotos onde quer que você esteja, utilizando seu aparelho móvel.

Sabe-se que, quando enviamos um item para a lixeira, um aviso de alerta é dado, pois existe a impossibilidade de se recuperar esses dados, já que a lixeira é uma ferramenta criada para armazenar os dados apagados de forma temporária caso você necessite restaurar. Então você fica com a dúvida se tem como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos. Em um dos tópicos deste artigo vou abordar esse tema que causa dúvidas na maioria das pessoas.




Por fim, vou explicar para onde vão as fotos recuperadas do Google Fotos e assim encontrar as fotos restauradas dentro do seu aparelho e organizá-las ou utilizá-las novamente como desejar.

Como Recuperar Fotos Apagadas No Google Fotos

Como Recuperar Fotos Apagadas No Google Fotos

Por conta da digitalização de praticamente tudo que é possível tirar do papel, salvar suas fotos na nuvem tornou- se uma prática comum para não acumular álbuns e rolos de filmes para serem revelados. Com isso, ao usar esse recurso, é importante estar atento e conhecer as ferramentas disponíveis de como recuperar fotos apagadas no Google Fotos, o tempo que ficam armazenadas e o espaço livre para realizar esse arquivamento.




Os recursos de armazenamento na nuvem possuem diversos mecanismos de segurança e, por ser uma grande tendência que vem ocorrendo, é importante ressaltar que inconveniências podem acontecer. Uma delas é apagar uma imagem ou foto sem querer.

Mas, como uma ferramenta de precaução, a lixeira estabelece um sistema de armazenamento por um período de tempo ou até ocorrer o seu esvaziamento para oferecer formas de como restaurar fotos apagadas do Google Fotos.

A maioria dos Androids traz o Google Fotos instalado como padrão de sistema para esta plataforma e, utilizando esse recurso, você consegue recuperar fotos e vídeos apagados que já foram salvos na nuvem. E caso você apague uma foto, o arquivo ficará salvo por sessenta dias na lixeira e depois desse período é removido definitivamente. Ou seja, se você deletar uma imagem dentro desse período, é possível recuperá-la.

Como Recuperar Fotos Excluídas Do Google Fotos Pelo Computador

Neste tópico irei mostrar para você como recuperar fotos excluídas do Google Fotos pelo computador, e será necessário entrar na página da plataforma Google através do seu navegador via web.

Caso você não esteja na sua conta, para logar, ingresse ao serviço com seus dados de login, vá até o menu principal e procure pela opção de “Lixeira”. Use o campo de seleção que está na parte superior esquerda das mídias para escolher quais arquivos você deseja recuperar do álbum de origem. Em seguida, toque no ícone “Restauração” que você verá aparecer na parte superior da tela de seu computador.

As imagens selecionadas que foram apagadas deverão voltar a aparecer no local de origem sem sofrer alteração. Você pode repetir os passos sempre que for necessário restaurar uma imagem que foi apagada.

Como Resgatar Fotos Deletadas Do Google Fotos Pelo Celular

Você também pode recuperar suas fotos de um dispositivo móvel para que possa efetuar a recuperação de suas imagens de onde estiver, desde que esteja com uma boa conexão com a internet.

O Google Fotos, por ser um aplicativo de uso padrão do Android, está presente na maioria dos aparelhos com esse sistema operacional e disponibiliza a possibilidade fazer o backup de seus arquivos em nuvem, desde que ele tenha sido ativado previamente com sua autorização. O backup permite salvar fotos e vídeos em uma conta do Google, o que torna possível encontrar esses arquivos mesmo em caso de perda do seu smartphone, possibilitando a ação como recuperar fotos apagadas do Google Fotos.

Neste tópico vou mostrar um passo a passo de como resgatar fotos deletadas do Google fotos pelo celular, que você poderá seguir e que irá te auxiliar a retomar suas fotos perdidas:

  1.   Entre no aplicativo do Google Fotos;
  2.   Toque no ícone de menu que fica localizado no canto superior esquerdo da tela em formato de três listras horizontais;
  3.   Toque em “Lixeira”;
  4.   Procure pelas fotos apagadas dentro da pasta. Quando encontrar a foto que você deseja, segure o dedo sobre ela para selecioná-la. Se você quiser recuperar mais de uma, basta selecionar as outras fotos desejadas em conjunto, apenas mantendo elas selecionadas através de um ícone;
  5.   Confirme no botão de “Restaurar” que fica localizado no canto superior direito do seu smartphone;
  6.   No canto superior esquerdo do seu dispositivo móvel, toque no botão de “Voltar”;

Tem Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Google Fotos?

Mas, se após esses processos que citei acima sua foto não aparecer, é possível que algumas situações possam ter ocorrido, como por exemplo, ter apagado fotos e imagens permanentemente da galeria do seu celular Android sem ter feito backup no Google Fotos, ter deletado os arquivos do Google há mais de sessenta dias deles estarem dispostos na lixeira, esvaziar a lixeira depois de ter apagado os itens ou ter deletado o conteúdo desta pasta definitivamente.

Bem, nestes casos específicos fica a dúvida: tem como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos?

A resposta é sim, tem como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos, mas você terá que se utilizar de um aplicativo para acessar seu dispositivo, pois, nesse caso, o aplicativo irá buscar através de uma varredura os dados apagados do seu aparelho, já que estes se perderam da nuvem.

Um aplicativo que poderá ser útil é o Recuva, que é um programa voltado para a recuperação de arquivos deletados. Desenvolvido pela empresa do CCleaner, o programa consegue fazer uma busca profunda no disco rígido do seu aparelho e com isso exibir uma lista de documentos, vídeos, fotos e músicas que podem ser restaurados de seu dispositivo móvel.

Tem Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Google Fotos? (Fonte De Imagem: Captura De Tela Ccleaner).

Mas é importante frisar, que para que o Recuva consiga restaurar um arquivo apagado, é preciso que o sistema não tenha salvo nenhum arquivo no mesmo setor daquele que foi deletado, ou seja, que não tenha salvo algo por cima do que foi apagado, pois a recuperação se torna impossível, por ter sido corrompido.

Ao abrir o aplicativo de como recuperar fotos apagadas da lixeira do Google Fotos permanentemente, selecione que tipo de arquivo você quer recuperar. Se forem fotos, toque em “Imagem” e depois em “Avançar”;

Em seguida, escolha o local onde o arquivo estava antes de ser apagado. Se não souber ou não lembrar qual foi o último local, escolha a opção “Não Tenho Certeza” que irá fazer uma busca e procurar pelo dispositivo e vá no botão “Avançar” para confirmar a busca;

Na tela seguinte, toque em “Iniciar” para efetuar a busca;

Selecione as fotos que quer restaurar e confirme no botão “Recuperar”;

Para agilizar a sua busca, você pode filtrar o resultado pelo tipo de arquivo.

Para Onde Vão As Fotos Recuperadas Do Google Fotos

Para finalizar após ter recuperado suas fotos, vou mostrar para você para onde vão as fotos recuperadas do Google Fotos, ou seja, onde você irá encontrar as suas imagens que foram restauradas para o seu aparelho após o processo de recuperação.

Ao recuperar da lixeira do Google Fotos, seu arquivo de imagem poderá voltar para a galeria do seu smartphone, nos álbuns ou pastas em que estavam antes de terem sido removidos ou também estar na sua biblioteca de imagens do Google Fotos, estando disponível novamente em nuvem.

Caso você não encontre a foto, note se o prazo de sessenta dias foi ultrapassado ou se a foto não passou por backup na nuvem do Google Fotos. Se isso acontecer, não tem mais como recuperar a foto, a não ser, que você tenha feito um backup do seu Android ou utilize o aplicativo que sugeri no tópico acima.

Levando tudo isso em consideração, eu sugiro que sempre mantenha o recurso de backup automático ativado e também é fundamental ter seu dispositivo sempre conectado à internet para não correr riscos de perder arquivos importantes.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.