Skip to content

Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Celular

Realizando uma limpeza no meu aparelho, acabei por apagar algumas fotos de um evento de família. Não era o que eu tinha em mente e, quando me dei conta, elas não estavam mais na galeria de imagens. Neste artigo vou comentar os procedimentos que realizei e mostrar para você como recuperar fotos apagadas da lixeira do celular.




Assim como nos aparelhos móveis, essa situação pode ocorrer em uma limpeza no seu computador. Em um tópico deste artigo vou expor para você como recuperar fotos apagadas da lixeira do PC e, no caso de sua lixeira ter sido esvaziada ou a foto tenha sido deletada permanentemente, também irei sugerir um programa que poderá auxiliar na restauração dessa imagem.

Cada plataforma de celular possui seu sistema ao deletar um arquivo, por isso, vou mencionar para você como restaurar fotos apagadas da lixeira do celular iOS, caso esta seja sua plataforma de smartphone.

E se o seu caso for como recuperar fotos excluídas da lixeira do celular Android, também irei mostrar como você poderá proceder para restaurar sua foto apagada e tê-la novamente disponível no seu aparelho móvel.

Para finalizar, vou sugerir alguns cuidados para não apagar as fotos permanentemente, pois existem certas providências que é possível tomar para evitar a perda de suas fotos.




Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.

Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Celular

Como Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Celular

A lixeira funciona como uma espécie de resguardo de arquivos eliminados. Quando você apaga algo e por algum motivo precisa recuperar, ela pode ser uma importante ferramenta para a restauração desse arquivo. Dessa forma, há como recuperar fotos apagadas da lixeira do celular, mas isso precisa ocorrer antes de você esvaziá-la. 




Também é importante saber que a lixeira do seu computador armazena os itens apagados e, com isso, existe a possibilidade de restaurar, bem como recuperar as fotos da lixeira por um período até que ocorra a limpeza, pois, depois disso, o que estava nela se perde por completo.

Existem programas de varredura nos aparelhos que podem auxiliar no resgate desses arquivos, desde que você não tenha salvo nada por cima do local onde estava armazenada a foto que foi removida, e dessa maneira há como recuperar fotos excluídas da lixeira. Mas vale informar que pode ocorrer de os arquivos serem restaurados de forma corrompida.

No caso dos aparelhos móveis, a lixeira também tem a função importante de manter por um período de trinta dias as fotos que você apagou da galeria, permitindo assim ter como recuperar fotos da lixeira do celular e realizar a restauração desses itens, além da opção de backup em nuvem que também é uma ferramenta que pode ser utilizada caso tenha realizado a limpeza da lixeira.

Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC

Neste tópico irei informar como recuperar fotos apagadas da lixeira do PC, já que, enquanto você não a esvazia, ainda é permitida a restauração de sua imagem.

Às vezes, ocorre de você apagar uma foto e, depois de um tempo, sente a necessidade de reavê-la. É importante dizer que a lixeira do computador mantém os arquivos armazenados dentro dela até que você realize a limpeza. Isso, porém, só ocorre caso você não tenha ativado, nas propriedades da lixeira, a opção de remover arquivos imediatamente, pois essa função apaga permanentemente seus arquivos deletados, sem passar pela lixeira.

Caso esta função esteja ativada na sua lixeira, sugiro que altere para opção de enviar para lixeira o que for deletado, e assim, possibilitar que você restaure o que for necessário, após você ter apagado.

Mas, se esta função já estiver ativada na lixeira do seu computador e você precisa saber exatamente como recuperar fotos apagadas da lixeira, vou passar um tutorial que, ao seguir, você poderá restaurar suas fotos apagadas da lixeira do Windows.

Na área de trabalho, nos arquivos e pastas do seu computador, role e procure a pasta “Lixeira”, ao encontrá-la, dê dois toques com o mouse para abri-la.

Localize a foto que deseja recuperar e selecione-a. Caso seja mais de uma imagem, selecione as imagens que desejar mantendo apertado o ctrl e tocando sobre as imagens com o mouse.

Após selecionar o que deseja recuperar, na barra de ferramentas da lixeira, toque em “Restaurar os itens selecionados”.

Sua foto será restaurada para o local de origem, ou seja, para a pasta que estava antes de ser deletada.

Caso você tenha apagado a foto e realizado o esvaziamento da lixeira, ou mesmo tenha deixado ativada a opção de deletar arquivo permanentemente, você terá que recorrer a algum programa de recuperação.

Neste caso, um programa de como recuperar fotos apagadas permanentemente que deixo como sugestão é o Recuva. Ao abrir você terá alguma possibilidade de restaurar essa foto permanentemente apagada do seu computador.

Recuperar Fotos Apagadas Da Lixeira Do PC (Fonte De Imagem: Captura De Tela CCleaner).

Para restaurar sua foto com esse aplicativo, o programa irá disponibilizar um assistente tutorial, que lhe orientará durante o processo de como restaurar apagadas fotos da lixeira do HD do seu computador.

Como Restaurar Fotos Apagadas Da Lixeira Do Celular iOS

Para saber como restaurar fotos apagadas da lixeira do celular iOS é importante também saber que o backup em nuvem de seus arquivos e imagens são fundamentais para garantir maior segurança de seus dados, pois, ao apagá-los de forma permanente, você ainda pode recorrer ao armazenamento em nuvem, que no caso do iOS é o iCloud.

No sistema iOS a lixeira tem outro nome: “Apagados”. É nesta pasta que suas fotos e outros itens ficam armazenados por um período de trinta dias após serem deletados.

Vou mostrar o tutorial de como recuperar fotos excluídas da lixeira do celular do seu aparelho iOS.

Ao abrir seu aplicativo de fotos que já vem instalado no seu iOS, toque na aba “Álbum” e role a guia até o final onde está “Outros Álbuns”.

Você irá visualizar e tocar na pasta “Apagados”, e na sua tela irão aparecer as fotos e imagens que você apagou nos últimos trinta dias. Selecione a foto que deseja restaurar e toque em “Recuperar”. Confirme a ação em “Recuperar foto”. Você também tem a opção de restaurar o conteúdo inteiro da pasta tocando em “Recuperar tudo”.

A foto irá retornar para a pasta de sua galeria com data original de criação, exatamente onde estava antes de ter sido removida de lá.

Mas se você realizar o esvaziamento da pasta, o item fica removido de forma permanente, sendo necessário resgatar através do iCloud sua imagem, que através do backup pode ter salvado sua imagem na nuvem.

Como Recuperar Fotos Excluídas Da Lixeira Do Celular Android

Se sua plataforma de smartphone for Android, também vou mostrar para você como recuperar fotos excluídas da lixeira do celular Android.

Essa plataforma também possui a ferramenta de lixeira e que, se não for esvaziada, armazena por trinta dias seus arquivos deletados, permitindo que  você restaure sua foto apagada dentro dessas condições.

Vou apresentar para você o passo a passo de como recuperar arquivos excluídos da lixeira permanente do celular. Seguindo este tutorial é possível recuperar sua foto da lixeira.

Procure seu aplicativo de “Galeria”. Ao abrir sua pasta de fotos, vá nos três pontinhos localizados na parte superior direita de seu aparelho e toque em “Configurações”. Alguns aparelhos trazem à disposição essas ferramentas de forma diferente.

Role até configurações adicionais e toque em “Lixeira”. As imagens que foram deletadas dentro dos últimos trinta dias aparecerão em sua tela. 

Procure pela foto que deseja recuperar, ao encontrá-la, toque e segure até que ela apareça como selecionada. Você poderá selecionar diversas fotos ou escolher selecionar integralmente a pasta.

Ao selecionar a foto que deseja recuperar, toque em “Restaurar”. Dessa forma a foto irá retornar para a sua galeria com data original de criação, exatamente onde estava antes de ter sido apagada.

Caso você tenha realizado o esvaziamento da lixeira, o item fica removido de forma permanente, sendo necessário resgatar sua imagem através do Google Photos, que pode ter salvo sua imagem na nuvem através do backup.

Cuidados Para Não Apagar As Fotos Permanentemente

Neste tópico vou deixar uma sugestão de cuidados para não apagar as fotos permanentemente, tanto em seu computador, quanto no seu Smartphone.

Uma opção bastante utilizada e considera segura é através do backup em nuvem que você pode armazenar suas fotos e acioná-las sempre que precisar, mas para isso é preciso que você ative o backup em seu aparelho, no caso do iOS, você pode usar o backup em nuvem através do iCloud e para Android o Google.

Lembre-se que, ao apagar uma foto de sua galeria, ela estará disponível em sua lixeira por um período de trinta dias ou até o esvaziamento da mesma. Então, sempre que apagar fotos, dê uma observada na pasta da lixeira e confira se não foi alguma foto erroneamente para lá, e não esqueça de ficar atento ao período de armazenamento da lixeira para restabelecer a foto.

No caso do PC, a lixeira armazena sua imagem deletada até você realizar a limpeza, mas lembre-se de deixar ativada a opção de quando for apagar algo. O sistema envia o arquivo para a pasta de lixeira, dessa forma, não ocorre de você apagar sua foto permanentemente e há como recuperar fotos apagadas da lixeira.

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.