Skip to content

Como Recuperar Arquivos Apagados

O meu celular funciona como um verdadeiro baú de memórias, no meu aparelho eu guardo diversas fotos, vídeos e arquivos importantes. Pensando nisso, resolvi escrever este artigo informativo sobre como recuperar arquivos excluídos, já que apagá-los sem querer é inevitável em algum momento. 




Escrevi este artigo para compartilhar com você as informações que encontrei, dessa forma você poderá utilizar esses recursos para tentar obter seus itens apagados novamente, começarei mostrando como recuperar arquivos apagados da lixeira.

Em seguida também falarei um pouco sobre quais são os tipos de arquivos que consigo restaurar depois de deletá-los para que assim você possa saber com antecedência se é possível recuperar o que deseja. 

Por último, mas não menos importante, informarei quais são os locais para onde vão os arquivos depois de restaurados




Saiba mais…

 

Como Recuperar Arquivos Apagados – Veja Algumas Formas De Armazená-los

Como Recuperar Arquivos Apagados

Não foram poucas as vezes em que, sem querer, exclui um arquivo importante do meu celular, e a primeira coisa que fiz foi me desesperar, afinal, não sabia qual era o procedimento necessário para que isso fosse possível. 




Foi aí que comecei as minhas pesquisas sobre como recuperar arquivos excluídos. Se você chegou até aqui é porque está precisando de ajuda e, assim como eu, possui algumas complicações no processo de recuperação. 

Existem algumas formas disponíveis para fazer isso, em grande parte das vezes você poderá realizar a restauração diretamente de seu aparelho celular, sem a necessidade de baixar um aplicativo. 

Como Recuperar Arquivos Apagados Da Lixeira

Uma das primeiras coisas que descobri na minha pesquisa é que tem como recuperar arquivos apagados da lixeira, no entanto, isso nem sempre será possível. 

Se o arquivo excluído foi uma foto ou vídeo, você conseguirá realizar a restauração através do Google Fotos em celulares Android da seguinte forma: 

Passo 1) Abra o aplicativo Google Fotos em seu celular. 

Como Recuperar Arquivos Apagados Da Lixeira (Fonte: Google Play Store)

Passo 2) Na barra inferior selecione a opção “Biblioteca”. 

Passo 3) Em seguida toque em “Lixeira”. 

Passo 4) Procure pelo arquivo que deseja recuperar e selecione-o. 

Passo 5) Por último toque em “Restaurar”. 

Se o que você precisa é fazer a restauração de um outro tipo de arquivo como músicas ou PDF’s, por exemplo, será necessário realizar um outro procedimento. 

Quando apagamos um arquivo, o celular Android armazena uma segunda versão dele em uma pasta que a maioria das pessoas não conhece e esse pode ser inclusive um problema para o armazenamento de nosso aparelho, que acaba acumulando arquivos que não utilizamos mais. 

Para visualizá-los, faça o seguinte: 

Passo 1) Em seu celular abra o aplicativo “Arquivos”, que na maioria das vezes já se encontra instalado no aparelho sem a necessidade de um download. 

Como Recuperar Arquivos Apagados Da Lixeira (Fonte: Google Play Store)

Passo 2) Em seguida selecione o ícone do menu localizado no canto superior esquerdo da tela.

Passo 3) O próximo passo é selecionar o local em que o arquivo estava armazenado (Cartão de memória ou armazenamento interno). 

Passo 4) Serão exibidas várias pastas com diferentes nomes, você deverá pesquisar manualmente segundo o tipo de arquivo que deseja restaurar. 

Passo 5) Após localizá-lo basta fazer a seleção e tocar na opção “Mover para pasta”. Pronto! seu arquivo retornará para o lugar em que você deseja.

Tipos De Arquivos Que Consigo Restaurar Depois De Deletá-los

Agora que você já sabe algumas informações sobre como funciona a restauração realizada no celular, provavelmente deve estar se perguntando quais são os tipos de arquivos que consigo restaurar depois de deletá-los. 

A verdade é que a maioria deles podem ser recuperados, no tópico acima eu mostrei como fazer isso de duas maneiras diferentes de acordo com o arquivo que deseja recuperar. 

Mas se você possui um iPhone, pode ter estranhado a falta de instruções para esse modelo de aparelho, por isso vou falar um pouquinho sobre esse caso agora. 

Para fazer isso será necessário utilizar o aplicativo iCloud. 

Tipos De Arquivos Que Consigo Restaurar Depois De Deletá-los  (Fonte: App Store)

Após abrir o app ou entrar no site referente ao mesmo, procure pela opção “Ajustes” e selecione “Restaurar aquivos”. 

Depois basta selecionar aqueles que deseja recuperar e clicar em “Restaurar”.

Locais Para Onde Vão Os Arquivos Depois De Restaurados

De nada adiantará você saber como realizar a restauração através das informações que fornece a você se eu não falar também quais são os locais para onde vão os arquivos depois de restaurados.

A resposta para essa pergunta pode variar um pouco de acordo com o meio utilizado por você para fazer a sua restauração, no caso de fotos e vídeos recuperados por meio do Google Fotos ou iCloud, você conseguirá encontrá-los na galeria novamente. 

No caso de a restauração ter sido realizada através do aplicativo “Arquivos” do celular, é você quem escolhe onde irá querer guardar o arquivo novamente, isso porque a recuperação será feita através da mudança de pasta em seu celular.