Skip to content

Como Recuperar Arquivos Apagados

Deletou arquivos importantes? Não se preocupe, neste artigo falaremos sobre como recuperar arquivos apagados. Apresentaremos as atuais opções para a recuperação de arquivos deletados com etapas simples.




Se você estiver enfrentando problemas com perda de dados importantes, leia abaixo se é preciso de algum aplicativo ou programa para resgatar meus arquivos?

Neste artigo também vamos lhe dizer se tenho que pagar para conseguir recuperar arquivos, caso você queira algo gratuito, conseguirá encontrar opções disponíveis?

E por fim, mas não menos importante, vamos dizer para onde vão meus arquivos depois de restaurados. Todos esses processos são muito simples, assim como recuperar fotos apagadas do WhatsApp.

Como Recuperar Arquivos Apagados
Como Recuperar Arquivos Apagados

Como Recuperar Arquivos Apagados

A exclusão acidental é uma das razões mais comuns para o desastre inesperado de perda de dados. Você já perdeu dados importantes devido a tal motivo? E agora, como recuperar arquivos apagados? Calma, vamos responder.




Na verdade, isso não é um problema grave, já que muitos sistemas de arquivos fornecem um recurso de recuperação que pode restaurar os arquivos removidos de um sistema de arquivos por exclusão.

Na maioria das vezes, essa opção pode ajudar os usuários a recuperar arquivos apagados com facilidade quando perceberam seu erro.

Antes de tudo, você deve verificar sua  “Lixeira” do seu Windows. Se você não acionou a opção “esvaziar lixeira”, os seus arquivos podem ainda estar lá.

Provavelmente encontrará seu arquivo lá. Para recuperar, basta clicar sobre o arquivo e selecione a opção “restaurar” em cada um deles ou resgatar todos os arquivos na opção “restaurar todos os elementos” da Lixeira. Os arquivos voltarão às pastas que estavam antes.

Preciso De Algum Aplicativo Ou Programa Para Resgatar Meus Arquivos?

Sim, é necessário um aplicativo ou programa para recuperar meus arquivos. Mas se você não quiser instalar nada na sua máquina, pode restaurar um arquivo a partir de um backup do Windows, ou pode tentar restaurá-lo de uma versão anterior do mesmo arquivo.

Essas versões anteriores são cópias de arquivos e de pastas que o sistema operacional salva como parte de um ponto de restauração (são cópias de sombra).

No Windows, você vai precisar acessar “Backup e Restauração”:

  1. Clique no botão “Iniciar”;
  2. Clique em “Painel de Controle”;
  3. Escolha “Sistema e Manutenção”;
  4. Depois “Backup e Restauração”;
  5. Clique em “Restaurar meus arquivos” e siga as etapas do assistente.

Se nada disso deu certo, você pode tentar algumas opções de programas para recuperar arquivos deletados do computador.

Como Recuperar Arquivos Apagados
Como Recuperar Arquivos Apagados

O “Recuva” pode recuperar fotos, músicas, documentos, vídeos, e-mails ou qualquer outro arquivo que você tenha perdido em cartões de memória, discos rígidos externos e pen drives. Também afirma que pode recuperar arquivos corrompidos, de unidades danificadas ou recém-formatadas.

Tem modo de varredura profunda e oferece o recurso de excluir arquivos com segurança, com sobrescrição segura que usa técnicas de exclusão de padrão industrial e militar para garantir que os arquivos sejam apagados e não recuperados nem pelo Recuva. 

Tenho Que Pagar Para Conseguir Recuperar Arquivos?

Felizmente você não tem que pagar para conseguir recuperar arquivos. Pois existem vários programas que oferecem essa possibilidade de forma gratuita, mas boa parte dessas soluções são pagas.

Você pode contar com alguns softwares gratuitos como o FreeUndelete, Disk Drill, DiskDigger e o famoso Recuva. 

Caso a situação seja muito grave, programas pagos são a melhor opção, pois são mais seguros e oferecem maiores chances de sucesso no processo de recuperar arquivos.

Ferramentas como o EaseUS Data Recovery Wizard suportam a recuperação de dados em todas as situações de perda de dados, como esvaziar a lixeira ou Shift + Delete, formatação de partição do disco rígido, ataque de vírus, falha de sistema ou software, disco rígido não formatado ou mesmo toda a partição perdida de forma gratuita.

O Recuva também possui as versões gratuita e paga, que funcionam perfeitamente, para recuperar vídeos e fotos.

Para Onde Vão Meus Arquivos Depois De Restaurados?

Você sabe para onde vão seus arquivos depois de restaurado? Se você usou a “Lixeira do Windows” para restaurar os seus arquivos, eles irão retornar aos locais em que estavam antes de serem deletados.

Por exemplo: se os arquivos estavam na área de trabalho, na pasta “Fotos”, ele irá retornar a esta pasta automaticamente, mas caso você não saiba onde o arquivo estava, resta a opção de pesquisar o arquivo pelo nome.

Outros programas dão a opção de você escolher onde você deseja guardar os arquivos depois de os restaurar.