Skip to content

Como Consultar IPTU E Como Solicitar Segunda Via Do Boleto

A organização da nossa sociedade é baseada na recolha de impostos e a não contribuição pode resultar em consequências não muito agradáveis. Este artigo tem como função te informar para consultar o IPTU e como solicitar uma segunda via do boleto para evitar situações desagradáveis.




Para você que se pergunta onde ir para fazer a consulta do seu IPTU, com este artigo informativo, abordarei o lugar em que você pode ir para ser atendido presencialmente, assim podendo ser atendido de forma mais tradicional.

Para as pessoas que preferem o atendimento virtual, aqui, na leitura deste artigo, também explicarei como você pode fazer a consulta do IPTU pela internet pelo site da prefeitura de sua cidade.

Os nossos smartphones nos acompanham em nossos dias e podem ser úteis em várias situações. Com a leitura deste artigo informativo, comentarei também sobre como consultar o IPTU pelo aplicativo no seu celular.

Caso você não tenha conseguido encontrar e não sabe como procurar o número de cadastro do seu imóvel, falarei sobre como ver o número do IPTU pelo endereço.




Os boletos são coisas que não param de chegar e pode acontecer de perdemos um ou outro, e então é necessário que façamos uma segunda via, e nesse caso não seria diferente e então vou te explicar  para solicitar uma segunda via do boleto IPTU, caso essa situação aconteça.

Como Consultar O IPTU

Como Consultar O IPTU

O Imposto Predial Territorial Urbano, também conhecido como IPTU, é um tributo cobrado tanto para pessoas físicas ou pessoas jurídicas que possuem um imovel em um centro urbano. Para que você faça parte dessa arrecadação, primeiramente deve saber como consultar o seu IPTU.




O IPTU pode ser consultado de três formas diferentes, sendo: através do aplicativo Atendente Net App, pelo site da prefeitura e pessoalmente (caso estejam atendendo devido às medidas sanitárias). Com essas opções pode escolher qual é a mais confortável para fazer sua consulta.

Para que você não corra o risco de perder o boleto do IPTU e fique numa situação complicada também vou te mostrar como você pode tirar a sua segunda vida do boleto.

Como Consultar IPTU Pela Internet

Para que você possa fazer a consulta do seu IPTU pela internet, você deve acessar o site da prefeitura da sua cidade com o número do cadastro do imovel em mãos, e então siga para a seção que permite que você insira seus dados. Seguindo esses passos você poderá ter acesso ao valor da suas pendencias e às formas de quitação.

Como Consultar IPTU Pela Internet (Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro)

Como Consultar IPTU Pelo Aplicativo

Com seu telefone celular você pode baixar o aplicativo Atendente Net para que possa gerar um boleto sem que você precise se locomover para até a prefeitura, nele você também pode fazer outras coisas como agendar consultas e outros. Este aplicativo está disponível em ambas plataformas Android e iOS.

Como Consultar IPTU Pelo Aplicativo (Fonte: Google Play Store)
Como Consultar IPTU Pelo Aplicativo (Fonte: App Store)

Como Saber Número Do IPTU Pelo Endereço

Se você esqueceu o seu número do IPTU, explicarei como você pode tentar encontrar através do seu endereço. Para isso você deve ter em mãos alguns documentos como a escritura do seu imóvel ou outro tipo de comprovante legítimo do requerente, documento de identificação como CPF ou RG e se for necessário, você também deve apresentar uma procuração.

Com estes documentos em mãos você deve agendar previamente a sua consulta no site da prefeitura da sua cidade ou ligando para o número 135.

Como Solicitar 2 Via Do IPTU

Para você solicitar a segunda via do seu boleto do IPTU basta você seguir esses passos para que possa imprimir e efetuar o pagamento. Primeiramente você deve acessar o site da prefeitura da sua cidade. Cada prefeitura tem seu modo de solicitar a segunda via do IPTU, mas é bom que tenha com você o número de contribuinte e inscrição imobiliária. Na seção desejada você deve colocar as informações que o site requer, como inscrição imobiliária/número do contribuinte, digite o Exercício(ano), parcela a ser imprensa, e o código de segurança. Assim que você terminar de preencher esse pequeno formulário aparecerá uma tela onde você poderá gerar a sua segunda via.