Skip to content

Aplicativos Para Fazer Mapa Mental – Conheça 3 Opções

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.




Recentemente comecei a utilizar mapas mentais para me ajudarem a estudar, e essa é uma excelente ferramenta, principalmente quando utilizamos aplicativos para fazer mapa mental, e é sobre esse assunto que falarei um pouco neste artigo. 

Utilizando um aplicativo para fazer mapa mental para iOS você provavelmente conseguirá desenvolvê-los de forma mais acessível do que quando feitos à mão, dessa forma, o seu tempo de estudo, caso seja essa a finalidade do app para você, será otimizado. 

Mas se você não possui um celular com sistema operacional iOS, uma dica é se atentar ao tópico sobre app para criar mapas mentais pelo celular Android, para que assim você saiba especificamente qual baixar. 

Além disso, também falarei um pouco sobre o programa para fazer mapas mentais pelo PC pois utilizar a ferramenta dessa forma pode ser mais acessível do que fazer uso do celular nesses momentos, já que assim você poderá contar, na maioria das vezes, com o auxílio de um mouse. 

Aqui você também verá como salvar os mapas mentais no seu dispositivo para que assim seja possível consultá-lo sempre que quiser, além de realizar sua impressão e poder utilizá-lo de outras formas. 




Por último, explicarei como enviar um mapa mental para alguém, para que você possa ver as opções de compartilhamento e saiba realizar o procedimento quando precisar fazer isso com alguém. 

Aplicativos Para Fazer Mapa Mental – Conheça 3 Opções

Aplicativos Para Fazer Mapa Mental

Você provavelmente já viu aquelas imagens que partem de uma ideia central e sofrem ramificações para apresentar outros conteúdos, dessa forma, a visualização fica mais simples e as ideias podem ser melhor organizadas.




Ficar atento(a) a quais são os aplicativos para fazer mapa mental é uma ideia muito legal principalmente para quem é estudante ou trabalha em lugares que necessitam constantemente da formulação de apresentações. 

Quando comecei a utilizar os mapas mentais como ferramenta de estudo, tive um salto bastante grande na minha capacidade de relacionar aquelas informações, no entanto, confesso que o tempo que levava para desenhá-los me desanima.

Por esse motivo fui atrás de baixar um desses apps, dessa forma resolvi o meu problema pois consegui alcançar o meu objetivo de forma muito mais prática.  

Aplicativo De Fazer Mapa Mental Para iOS

Se você está em busca de um aplicativo de fazer mapa mental para iOS saiba que existem boas opções disponíveis, dentre os quais está o “Mindly (Mapeamento mental)”, através dele você conseguirá estruturar pensamentos, fazer planejamentos e escrever resumos. 

Para baixá-lo, siga as instruções abaixo: 

Passo 1) Abra a App Store em seu celular. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “Mindly (Mapeamento mental”. 

Passo 3) Tente localizar o seguinte aplicativo: 

Aplicativo De Fazer Mapa Mental Para iOS (Fonte: Captura de tela na App Store).

Passo 4) Realize o download e siga as instruções que serão fornecidas pelo próprio aplicativo para utilizá-lo. 

Dentre suas funcionalidades estão a anexação de anotações, de imagens e de outros elementos bastante interessantes que podem ser explorados. 

App Para Criar Mapas Mentais Pelo Celular Android

Atualmente os celulares podem possuir sistemas operacionais iOS, e devido a isso, pode ser que o aplicativo citado no tópico acima não esteja disponível para seu aparelho, nesse caso é interessante se atentar a uma opção de app para criar mapas mentais pelo celular Android. 

Dentre as opções disponíveis está o “MindMaster”, nele você poderá utilizar o plano básico ou contratar o plano Pessoal ou Pro. 

O primeiro plano inclui a possibilidade criar até três mapas mentais de forma sem custo, adicionar recursos, reproduzir apresentações, dentre outras coisas. 

Já no plano pessoal será possível criar quantos mapas mentais você desejar, além de adicionar arquivos, exportar os mapas em formatação, e ainda poderá utilizar um suporte prioritário. 

Por fim, o plano Pro possibilita a exportação do mapa em formatos diferenciados como o MS PowerPoint e o arquivo ZIP, para baixá-lo, siga as instruções abaixo: 

Passo 1) Abra a Play Store em seu celular. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “Mindmaster”. 

Passo 3) Tente localizar o aplicativo abaixo: 

App Para Criar Mapas Mentais Pelo Celular Android (Fonte: Captura de tela na Play Store).

Passo 4) Toque em “Instalar” para realizar o download. 

Após instalar o aplicativo em seu celular, siga as orientações que serão fornecidas pelo mesmo para utilizar a versão sem custo ou contratar o plano que desejar.  

Programa Para Fazer Mapas Mentais Pelo PC

Muita gente prefere utilizar um programa para fazer mapas mentais pelo PC, pois dessa forma é possível visualizar melhor os recursos e utilizar um mouse para fazer as adições necessárias. 

Felizmente existem boas opções disponíveis para serem utilizadas no computador, dentre eles está o “Lucidchart”, trata-se de uma ferramenta online cujo cadastro é necessário para começar a utilizá-lo. 

Para ver mais informações no site, faça o seguinte: 

Passo 1) Abra a página do Google. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “Mapa mental online Lucidchart”. 

Passo 3) Procure pela seguinte página: 

Programa Para Fazer Mapas Mentais Pelo PC (Fonte: Captura de tela do site oficial para criar Mapa Mental Online).

Passo 4) Explore o site e clique em “Cadastre-se”. 

Nessa página será possível visualizar as principais informações referentes ao programa para que assim você possa aprender como utilizá-lo. 

Como Salvar Os Mapas Mentais No Seu Dispositivo

Saber como salvar os mapas mentais no seu dispositivo é muito importante, pois caso você não aprenda como fazer isso, é bem provável que o seu arquivo seja perdido assim que você sair do aplicativo.

Na maioria das vezes, na própria área em que o mapa mental foi realizado será possível visualizar um campo que normalmente é identificado pela palavra “Salvar” ou até mesmo por uma seta para baixo. 

É importante destacar que cada um dos aplicativos permitirá ao seu usuário salvar o material em diversos formatos diferentes, por isso, uma dica é certificar-se de quais são as possibilidades antes de realizar o download. 

Além disso, lembre-se de escolher um local de armazenamento ao qual você não terá dificuldades para encontrá-lo, pois muitas vezes salvamos um documento e esquecemos qual a pasta escolhida para isso. 

Como Enviar Um Mapa Mental Para Alguém

As instruções sobre como enviar um mapa mental para alguém podem variar de acordo com o aplicativo escolhido por você.

No programa Lucidchart, por exemplo, o campo para compartilhamento está localizado no canto superior direito através do botão “Compartilhar”.

Após fazer isso, uma caixa de texto será aberta e você deverá digitar o endereço de e-mail com o qual você deseja compartilhar seu arquivo.

Além disso, outras possibilidades são definir as permissões dos usuários adicionados e até mesmo escrever uma mensagem personalizada.