Skip to content

Aplicativo Para Escanear Documentos No PC Ou Celular

Provavelmente você já precisou escanear um documento para entregar em algum lugar, isso sempre acontecia comigo e era necessário ir até uma papelaria solicitar esse serviço, a necessidade de não precisar me deslocar mais para isso fez com que eu pesquisasse por um aplicativo para escanear documentos no PC. 




Afinal, eu pensei: “A tecnologia já está tão avançada, não é possível que atualmente não exista um aplicativo para digitalizar pelo iOS”, e eu estava certa! Durante minhas pesquisas encontrei várias alternativas que poderiam me ajudar a resolver o problema. 

Além dessa opção, também busquei saber se existia algum app scanner de documentos pelo celular Android, isso porque nem sempre os aplicativos disponíveis são compatíveis com os diferentes sistemas operacionais. 

No caso de você não possuir um celular que possa te ajudar com essa tarefa, ou simplesmente preferir não utilizá-lo para isso, você poderá consultar o tópico que escrevi sobre como digitalizar uma foto pelo app no computador, assim você conseguirá ter uma melhor visualização do documento. 




Por fim, como essa é uma questão bastante comum, vou falar um pouco sobre como enviar documento ou foto escaneada para alguém, dessa forma você provavelmente poderá compartilhá-lo com quem desejar. 

Aplicativo Para Escanear Documentos No PC Ou Celular

Aplicativo Para Escanear Documentos No PC

Não são raras as vezes em que solicitam a mim alguns documentos escaneados, como eu não sabia como realizar o procedimento sozinha sempre tinha que ir até uma papelaria para pedir por esse serviço. 




Em algumas idas acabava gastando um tempo do qual eu não dispunha devido a ter que enfrentar trânsito ou até mesmo as filas no lugar, foi então que pensei: “Será que é possível fazer isso sem precisar sair de casa?”

Comecei a pesquisar e descobri que atualmente é possível encontrar aplicativo para escanear documentos no PC e, confesso, que isso me ajudou e muito, por esse motivo resolvi compartilhar algumas dicas para que, assim como eu, você possa tentar realizar o procedimento em casa. 

É importante destacar que nenhum método é 100% infalível, mas existem grandes chances de você conseguir escanear seus documentos sem a necessidade de ir em outro lugar para fazer isso.  

Aplicativo Para Digitalizar Pelo iOS

Vou começar falando um pouco sobre o aplicativo para digitalizar pelo iOS, isso porque esse sistema operacional costuma não ser compatível com uma série de apps, no entanto, não significa que não existam boas opções que possam ser utilizadas. 

Uma das alternativas disponíveis atualmente é o “Scanner Pro”, através dele é provável que você consiga escanear seus documentos com uma boa resolução, e esse é um dos pontos mais importantes a serem avaliados no momento de escolher qual aplicativo utilizar. 

Para baixá-lo, faça o seguinte: 

Passo 1) Abra a App Store em seu celular. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “Scanner Pro”. 

Passo 3) Tente localizar o aplicativo abaixo: 

Aplicativo Para Digitalizar Pelo iOS (Fonte: Captura de tela na App Store).

É importante destacar que esse aplicativo oferece compras, portanto, é possível que alguns serviços disponibilizados por ele sejam pagos. 

App Scanner De Documentos Pelo Celular Android

Se você tentou pesquisar pelo aplicativo “Scanner Pro” na Play Store, é bem provável que não tenha encontrado essa opção já que, infelizmente, ele foi desenvolvido para o sistema operacional iOS. 

Neste tópico separei uma alternativa para quem está procurando por um app scanner de documentos pelo celular Android, trata-se do “CamScanner”. 

Através dele existem chances de conseguir digitalizar seus documentos, além disso, o app pode ser utilizado também conversos de PDF, editor de documentos, dentre outros recursos que podem ser explorados. 

Para baixá-lo, você poderá seguir as instruções abaixo: 

Passo 1) Abra a Play Store em seu celular. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “CamScanner”. 

Passo 3) Localize a opção abaixo: 

App Scanner De Documentos Pelo Celular Android (Fonte: Captura de tela na Play Store).

Passo 4) Realize o download clicando em “Instalar”. 

Após o download ser realizado, é provável que você consiga utilizá-lo para a função que deseja, no entanto, atente-se ao fato de que essa opção também oferece compras dentro do aplicativo, de forma que alguns recursos são pagos. 

Como Digitalizar Uma Foto Pelo App No Computador

Independente do motivo, é importante aprender como digitalizar uma foto pelo app no computador, mesmo quando costuma utilizar o celular para realizar o procedimento, e eu vou te contar o porquê!. 

É comum que alguns aplicativos apresentem falhas ou deixem de funcionar, nesses casos, é essencial poder contar com outras alternativas. 

Para escanear seus documentos no computador é necessário ter um scanner conectado ao PC e um programa que te ajudará com essa tarefa. 

Uma das opções de programas disponíveis é o “Scanner Windows”, para instalá-lo em seu computador, siga as instruções abaixo: 

Passo 1) Abra a página do Google. 

Passo 2) No campo de pesquisa procure por “Scanner Windows”. 

Passo 3) Clique sobre o primeiro link que será exibido. 

Passo 4) Localize a seguinte página: 

Como Digitalizar Uma Foto Pelo App No Computador (Captura de tela na loja Microsoft)

Passo 5) Para instalá-lo clique em “Obter”. 

Após a instalação ser realizada, é provável que você consiga começar a utilizá-lo para realizar as digitalizações de seus documentos. 

Como Enviar Documento Ou Foto Escaneada Para Alguém

Em grande parte das vezes precisamos escanear um documento para enviá-lo para outra pessoa, nesse caso, é importante aprender como enviar documento ou foto escaneada para alguém.

A resposta para essa pergunta dependerá de qual foi o aplicativo ou programa utilizado para realizar a digitalização, no entanto, normalmente o documento deve ser salvo em seu computador ou celular e o envio deve ser feito via e-mail. 

No entanto, também é possível fazer o envio através de aplicativos de mensagem, por exemplo, nesses casos, provavelmente será preciso somente arrastar o arquivo até a conversa e fazer o envio. 

Este artigo tem caráter apenas informativo, ou seja, não possui vínculo algum com a empresa prestadora do serviço que, por ventura, possa ser citada ao decorrer do artigo. Não isentamos a pesquisa das informações no site oficial do órgão provedor dos serviços.